A Universidade dos Açores continua sem receber qualquer verba no âmbito do compromisso assumido pelo Governo da República em 2020.
De acordo com informação avançada pela RTP-Açores, em causa estão 4,8 milhões de euros que deveriam ser transferidos durante 4 anos, ao abrigo de um contrato-programa assinado durante uma reunião presidida por Vasco Cordeiro.
A Universidade dos Açores devia receber do Governo da República 1 milhão e 200 mil euros por ano.
A Reitora mostra-se preocupada com os sucessivos adiamentos deste processo. Contudo, a Ministra do Ensino Superior garante que está a trabalhar no novo modelo de financiamento para as universidades e que até ao final do mês as instituições vão ser informadas do valor do reforço. Relativamente à Universidade dos Açores, Elvira Fortunato adianta que os 4,8 milhões de euros, prometidos em 2020, vão fazer parte da verba nacional.
O Governo Regional, diz a estação de televisão açoriana, quer uma posição firme da República em relação ao financiamento da Universidade dos Açores. José Manuel Bolieiro espera que Elvira Fortunato cumpra, com honra, os compromissos assumidos pelo seu antecessor até ao final do corrente ano.