Meus Queridos! Ainda estamos a pouco menos de um ano das eleições para o Parlamento Europeu e a um ano e pouco das eleições para a Assembleia Legislativa dos Açores, … isto se não houver nenhum percalço até ao fim deste ano,… Mas segundo diz a minha prima Maria da Praia, os partidos do arco da governação andam num corrupio, uns oferecendo o que ainda não têm… e outros a denunciarem coisas que não conseguiram ou não souberam fazer… uns e outros procurando captar a simpatia do eleitorado… Até aí tudo bem, porque é a função dos partidos políticos, mas o que me tolda o gosto é a forma como as coisas são tratadas ou colocadas, começando a entrar na via do insulto, o que mancha a democracia, e fica a imagem do desespero… A Minha prima Maria da Praia diz que está em pulgas para ver se o PSD nacional vai atribuir aos Açores um lugar elegível para as Europeias tal como prometeu o Presidente Luís Montenegro quando veio ao encerramento do Congresso do PSD/A, … enquanto se aguarda para saber quem no PS receberá o ramo de rosas para preencher o lugar de Deputado à Europa, que ficou vago nesta legislatura desde o falecimento do Deputado Bradford, que Deus lá tem… A curiosidade no caso do PS é maior, porque muitos davam como certo a candidatura do Presidente do Partido, Vasco Cordeiro,… depois do tirocínio que fez na Europa no desempenho das funções de Presidente das RUP… Mas, diz a minha comadre Viviana, que conhece o que se passa nos partidos como poucas… que Vasco Cordeiro quer tirar a desforra dos resultados eleitorais de há três anos em que viu fugir a Presidência do Governo ao PS… Maria da Praia diz que se ele se candidatasse à Europa tinha um ano para ver como iriam correr as coisas para o seu partido, e até se podia candidatar às eleições regionais e tentar a sorte! Cá por mim só vou sabendo dessas movimentações por aquilo que me vão dizendo as minhas primas e amigas que gostam de saber o que se passa nos quartéis-generais dos partidos do chamado arco da governação regional… e por isso meus queridos, estou a vender pelo preço que comprei!
Ricos! Dezanove gamos do parque florestal da ilha das Flores, foram abatidos na semana passada, numa acção que tem por finalidade proceder à “correcção da densidade” daqueles animais segundo informou o Secretário Regional da Agricultura. Acontece que estamos a viver uma época em que as pessoas preferem acarinhar os animais em vez de acarinharem as pessoas que são suas semelhantes…. o que não invalida a forma meiga de tratar os animais, muitos deles essenciais na companhia dos idosos e daqueles que não têm família ou foram abandonados pelos seus… Os gamos são animais interessantes, mas se não houver um travão à reprodução em excesso mais cedo ou mais tarde pode acontecer o que se passa que as aves que andam por aí aos milhares dando cabo das culturas como tenho repetidas vezes me insurgido… A minha amiga Gabriela, que é uma florentina ferrenha, telefonou-me dizendo que “todos os anos são abatidos” vários destes animais, embora haja muita gente que defende que eles não deviam estar circunscritos às reservas florestais… enquanto outros sustentam que deviam ser “livres” de pastar e procriar à vontade… e até se oferecem para ficar com os gamos em excesso. Cá por mim, como estamos a viver um período em que cada um tem a sua opinião e torna-se comentador de bancada para passar o tempo e tratar os outros por tolos…. peguem nos gamos e levem-nos para casa arranjando sala de estar para eles… e levando-os a passear como se faz com os animais de estimação… Qualquer dia vai nascer por aí um movimento contra o abate de vacas, porcos cabritos, coelhos, galináceos e quejandos!... É o que temos… e depois é ver os partidos políticos a pedirem a separação dos animais por sexo ou evitar a reprodução através da esterilização dos animais, “tudo isso com o objectivo de tornar os Açores num exemplo de vanguarda do bem-estar animal”…. e do mal-estar humano. Tenham dó!
Meus Queridos! Aquando da visita do Papa Francisco a Lisboa por altura das JMJ, os jesuítas portugueses, a que pertence também o Papa que é jesuíta, juntaram-se para uma conferência, e nessa ocasião o Papa Francisco disse alertou para a evolução nestes anos da doutrina da Igreja e que “voltar atrás é inútil” como pretende uma ala retrógrada da Igreja com raízes nos Estados Unidos da América. O Papa Francisco, segundo foi divulgado pelo Vaticano… na conversa que teve em Lisboa com os jesuítas portugueses reafirmou a evolução na doutrina e diz que Igreja não pode estar obcecada com “pecados abaixo da cintura”…. O Papa Francisco considera que é “inútil” voltar atrás na evolução das questões da fé e da moral na Igreja Católica e que “a visão da doutrina da Igreja como um monólito é errada”. Com esta posição o Papa Francisco aponta as matérias a tratar no sínodo que irá realizar-se em Outubro no Vaticano, e não há dúvida que é preciso quebrar amarras de séculos que a Igreja criou no tempo em que intervinha na governança dos Estados e dos cristãos… É tempo de rejuvenescer a fé e seleccionar o que é pecado… sobretudo aquele que se vive com as guerras, a avareza, e a pobreza que se estende pelas periferias.
Ricos! Fiquei com a pulga na orelha quando me disse a minha prima Maria da Praia que o Presidente do Conselho de Administração da ANA/VINCI e antigo Ministro José Luís Arnaut vinha a São Miguel para tratar do investimento que havia sido apontado há umas semanas atrás pelo Presidente da Comissão Executiva da ANA, o francês Thierry Ligonnière, que se reuniu com a Secretária Regional das Infra-estruturas Berta Cabral para tratar dos constrangimentos que existem no aeroporto de São Miguel… e no final da reunião foi dito que o avanço das obras no Aeroporto João Paulo II ficavam a depender do futuro da SATA Azores Airlines, embora tivesse sido afirmado que aquela infra-estrutura, iria avançar para estar concluída até 2027… Com a vinda de Luís Arnaut, ficou-se a saber que as obras prevêem aumentar em quatro mil metros quadrados a actual capacidade do aeroporto… o que equivale a mais 30%… O curioso disso tudo é que para além do que está previsto para breve,… para o médio e longo prazo a ANA/VINCI diz que nos próximos anos, haverá obras faseadas de ampliação da pista e aerogare… Maria da Praia acha que é “muito queijo por um escudo” como diziam os antigos… Vamos esperar pelo calendário dessas obras, incluindo a ampliação da pista do aeroporto, para se conhecer como e para onde será feita tal ampliação…. Maria da Praia diz que espera que essas obras não sigam o mesmo calendário do Governo da República sobre o novo aeroporto de acrescento ao de Lisboa, o que seria mais uma obra de “Santa Engrácia”!
Meus Queridos! E por falar em “obras de Santa Engrácia”, embora não me metendo em coisas de política, lembro que a Assembleia da República vai retomar os seu trabalhos em Setembro e queria lembrar aos meus queridos deputados do PS e do PSD eleitos pelos Açores… que é preciso saber da Ministra da Defesa para quando está previsto o novo concurso para as obras de reparação no cais NATO do Porto de Ponta Delgada cujo concurso… foi à vida… porque ao fim de tanto tempo não se lembraram de ajustar o preço-base para reparar os danos de uma tempestade que remonta ao ano de 2015, no porto de Ponta Delgada, obras que foram aprovadas em Conselho de Ministros em 2017… Mas na hora do concurso os engenheiros e economistas encarregues do caderno de encargos certamente esqueceram-se de actualizar o valor da obra em função da subida do custo das matérias-primas… quando sabiam e deviam contar com o acréscimo resultante dos custos provocados pela “peste” da inflação… Essa incúria fez com que a proposta que foi apresentada pelo único concorrente tinha mais meio milhão de euros do que o preço - base do concurso… Se precisarem de ajuda para fazerem as contas acertadas eu posso pedir à minha sobrinha neta que é capacitada nessas matérias, que dê uma mãozinha pró bono… apesar da obra ser paga pela NATO que é a usuária daquela parcela do cais…. Espero que os deputados dos Açores consigam desencalhar o concurso…. de modo a que as obras arranquem antes da próxima tempestade….
Ricos! E já que estou com a mão na massa dos concursos, lanço um outro desafio aos meus queridos deputados dos Açores na Assembleia da República para que forcem o Ministério da Justiça a apresentar uma data para o novo concurso para a construção da cadeia da “Mata das Feiticeiras”…. que ficou pendurado vários anos no Supremo Tribunal Administrativo por causa do recurso feito por um dos concorrentes à obra… Bem sei que no caso da cadeia é preciso fazer a revisão do preço da obra a levar a concurso, porque ele padece do mesmo pecado inflacionista que padeceu o concurso para a o cais da NATO no porto de Ponta Delgada… Como tenho dito, não sou mulher de me meter em coisas da política, mas juro que não vou deixar sossegados os meus queridos deputados do PS e do PSD na Assembleia da República enquanto estes dois processos não forem resolvidos… Ainda por cima o Governo decidiu não pedir mais empréstimos à União Europeia ao abrigo do PRR, talvez por ter os cofres cheios com os altos impostos que pagamos todos… Isto porque embora não sabendo se era possível, tinha pensado em lançar um apelo a empresas de construção civil para formarem um consórcio para concorrerem à construção da cadeia da “Mata das Feiticeiras” ao abrigo do PRR… e dessa forma talvez a coisa resultasse!
Ricos! A minha prima Josefina, que vive para os lados dos Fenais da Luz, precisou de levantar um dinheirinho na caixa de multibanco que está instalada no coração da freguesia e quando não é o seu espanto que, ao abeirar-se da maquineta, avistou um letreiro a avisar que está fora de serviço… Um idoso que descontraidamente descansava num dos bancos… olha para ela e ripostou: Ó senhora, essa máquina já não dá dinheiro há muito tempo e pena é que não há uma alma de cá que reclame por tal desprezo por quem cá vive e pelas pessoas que por cá passam, pois vejo muitos turistas virem aqui e vão de mãos a abanar. Por isso, a minha prima Josefina pediu-me para mandar um recadinho para que a instituição de crédito que gere aquela caixa multibanco se apresse a resolver a situação, e senão o Presidente da Junta de Freguesia que mande retirar a dita cuja caixa de multibanco por ser apenas um “bibelô” … Que dá mau nome à freguesia… e faz desesperar quem precisa daqueles serviços.
Meus Queridos! A super lua cheia de Quarta-feira passada juntou magotes nas piscinas das poças da minha cidade norte, com ajuntamentos nunca vistos de destemidos banhistas em todo o complexo balneário, nadando no mar ou nas piscinas. A minha sobrinha-neta que foi empurrada pela filhinha para se juntar aos lunáticos, também levou consigo o fato de banho para ir para a água salgada e contou-me que foi um Louvar-a-Deus a coragem de tantos nadadores. Embora a noite estivesse esplêndida, a lua teimou a aparecer em todo o seu esplendor mas lá se conseguiu avistar pelos telescópios e lunetas disponibilizados pelo clube de ciência viva, que os proporcionou a quantos quiseram ver mais de perto o nosso satélite pujante. De parabéns estão os promotores dos “banhos de lua”, uma iniciativa que se aplaude e trouxe aqui à minha cidade muitas gentes de todas as partes da ilha do Arcanjo.