O número de utentes em lista de espera cirúrgica no Serviço Regional de Saúde fixou-se em 10.282 no final do passado mês de Junho. Segundo os dados publicados pelo boletim mensal da Direcção Regional da Saúde, é apontada uma subida nos utentes inscritos comparativamente ao mês anterior de Maio (+90). Se a comparação for efectuada com Junho de 20202, constata-se um aumento de 255 inscritos a aguardar por uma cirurgia nos três hospitais da região. Ainda neste relatório e ao nível do número de propostas cirúrgicas, também se verifica um crescimento neste particular; enquanto em Maio de 2023 eram 11.310, no mês seguinte de Junho, este número fixava-se nas 11.432 (+122). Este crescimento é ainda superior se a comparação for efectuada relativamente ao homólogo mês de Junho do ano passado (+173). Por outro lado, o tempo médio de espera mantém-se entre os meses de Maio e Junho deste ano (366 dias), um valor claramente inferior ao que se registava em Junho de 2022, quando um utente aguardava em lista de espera em média 429 dias. No parâmetro de novas entradas para a lista de espera cirúrgica, regista-se um aumento significativo de 10,6% entre os meses de Maio e de Junho deste ano passando, respectivamente de 1023 para 1131. Já no que diz respeito aos cancelamentos, encontra-se uma ligeira descida no seu valor global, tendo se registado 249 cancelamentos em Junho deste ano (-3 do que em Maio).
Ao nível da produção, foram efectivamente operados em Junho deste ano 764 utentes, menos 23 do que os verificados no mês anterior. No entanto e ainda nesta vertente, o tempo médio de espera destes operados diminuiu entre os últimos dois meses em análise, passando de 246 dias em Maio para 238 dias no final de Junho. O decréscimo deste tempo médio dos utentes operados aguardava por uma operação nos Açores, é ainda mais acentuado quando a comparação é efectuada com o mês homólogo de 2022 (-73 dias). Relativamente ao número de operados urgentes, constata-se uma subida de urgência, passando de 276 em Maio para 306 em Junho.
Hospital do Divino Espírito Santo: Tempo médio de espera por uma cirurgia diminui 105 dias entre Junho deste ano e o mesmo mês do ano passado
Começando a análise mais pormenorizada pela maior unidade hospitalar da região, o Hospital do Divino Espírito Santo (HDES) é aquele onde o número de pessoas em lista de espera mais aumentou entre Maio e Junho (+66 utentes), fixando-se, no final do último mês em análise, nos 6.392 utentes. Apesar disso, se comparados os meses de Junho de 2022 e de Junho de 2023 assiste-se a um decréscimo acentuado nos utentes em lista de espera cirúrgica (-312).
No âmbito das propostas cirúrgicas, regista-se um crescimento (+84) nos últimos dois meses em análise, passando-se de 6.923 para 7.007, respectivamente. Já no respeitante ao tempo médio de espera em lista de espera, verifica-se uma ligeira diminuição de 4 dias. Em Junho deste ano, um utente aguardava em média 386 por uma cirurgia no HDES. Comparativamente ao período homólogo do ano passado, a descida neste tempo médio é ainda mais acentuada (-98 dias). Ainda no HDES, o número de cancelamentos em Junho de 2023 (166) é superior ao que se tinha registado no mês anterior.
Na produção, os dados divulgados por este relatório de acompanhamento mensal da Direcção Regional de Saúde, evidenciam uma ligeira diminuição no número de utentes operados; enquanto em Maio tinham sido 389 em Junho foram 382.
Apesar disso, o tempo médio de espera destes operados em Junho (310 dias) é inferior ao que se registava no mês anterior, em que cada utente operado aguardava em média 326 dias.
Ainda a este propósito, a diferença comparativamente a Junho de 2022 é bastante significativa, registando-se uma diminuição média de 105 dias.
Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira: Número de utentes a aguardar por uma cirurgia cresceu 16,5% entre Junho de 2023 e Junho do ano passado
Também no Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT), onde no final de Junho aguardavam por uma cirurgia 2640 pessoas, se assiste a uma tendência de crescimento comparativamente ao mês anterior (+51 utentes). Já se a comparação for feita com o período homólogo do ano de 2022, percebe-se que o número de pessoas em lista de espera cirúrgica cresceu consideravelmente (+374 utentes). Esta tendência de aumento verifica-se igualmente no tempo médio de espera em lista de espera, passando dos 342 dias em Maio para os 349 no final de Junho deste ano. Comparativamente ao ano passado, em Junho de 2023, o tempo médio de espera em lista de espera cirúrgica era de mais 13 dias do que no mesmo mês do ano passado. Já nos cancelamentos, registou-se uma diminuição de 100% entre Junho e Maio deste ano (de 66 para 33). Ao nível da produção, foram operados no HSEIT 251 utentes durante o último mês em análise. Este é um valor inferior aos 277 registados em Maio deste ano. Apesar dessa diminuição, o tempo médio de espera destes utentes operados fixou-se nos 178 dias (-2 dias em média do que em Maio).
Hospital da Horta: Único nos Açores onde lista de espera diminuiu
Já no Hospital da Horta, o único na região onde se regista uma diminuição no número de utentes a aguardar uma cirurgia entre Maio e Junho deste ano, verifica-se que, no último mês em análise, encontravam-se à espera de um procedimento cirúrgico 1250 pessoas (-27 do que em Maio). Apesar deste decréscimo, as notícias não são tão positivas se a comparação for efectuada com o período homólogo do ano passado, quando aguardavam por uma cirurgia menos 193 pessoas do quem em Junho de 2023. Com um tempo médio de espera de 294 dias (- 3 dias do que em Maio), o Hospital da Horta viu o número de cancelamentos aumentar 51,5% entre os dois meses em análise, passando, respectivamente de 33 em Maio para 50 em Junho.
Na produção, foram operados 131 utentes em Junho deste ano. Este valor é superior em comparação com Maio (+10) e do que o registado no período homólogo do ano anterior (+36).
Luís Lobão *