O nome é italiano, que significa “amor-próprio”, começou por nos explicar Elisabete Duarte. “Todas as pessoas gostam de se cuidar e então se formos a um espaço de beleza é porque existe o conceito de amor por si mesmo”, complementou a nossa entrevistada de 34 anos de idade.
No Salão Amorsui há uma secção de cabeleireiro, estética tradicional e avançada. Dentro da estética avançada surgem várias aras de intervenção, desde a extensão de pestanas ao tratamento de beleza de rosto, depilação a laser, radiofrequencia corporal e capilar.
Há quatro anos ali naquele espaço, Elisabete Duarte é cabeleireira e esteticista. Anteriormente tinha trabalhado num outro salão, mas também em casa, antes do surgimento do Salão Amorsui.
Assim, responsável pelas duas áreas, Elisabete Duarte diz, que em termos de negócio “há dias melhores do que outros”, reconhecendo, do mesmo modo, que “isso é como em todas as profissões”, ou seja, decorre dentro da normalidade possível.
O Salão Amorsui tem também “uma boa carteira de clientes habituais e regulares”, que ao nível de atendimento “funciona só marcação” tendo uma APP -Amorsui - onde os clientes podem fazer as suas marcações automaticamente e adquirir produtos.
Por incrível, que possa aparecer, o Salão Amorsui abriu em plena pandemia da Covid-19. “Hesitar não era solução, ou abríamos, ou não abríamos, mas decidimos arriscar e deu certo”.
Elisabete Duarte cresceu na freguesia de São Roque, mas presentemente reside na Fajã de Baixo. Formou-se na Academia Lúcia Piloto como cabeleira, formadora certificada cabelereiro unisexo e estética avançada, onde esteve durante um ano, reconhecendo que “foi a melhor opção”, mesmo tendo de ir e vir todas as semanas para Lisboa.
De referir ainda, que durante a pandemia, o Salão Amorsui foi o primeiro a ser considerado “espaço seguro ” de Covid-19, através de todas as exigências e cuidados necessários com o espaço desenhado para o efeito.
Nas suas vastas áreas de actuação, o Salão Amorsui - StrongsMind tem vários protocolos, com várias associações, entidades e mesmo com empresas particulares. Através destes protocolos, todas as pessoas associadas, colaboradores e familiares directos têm descontos, que chegam a atingir os 20% em todos os seus serviços.
Bruno Duarte: “Se as pessoas não estiverem bem, todo o resto que fazem não vai resultar”
Bruno Duarte, de 40 anos de idade é um dos elementos do Espaço Amorsui, responsável pelo StrongsMind pelas áreas do desenvolvimento pessoal, e dentro desta área surgem outras, nomeadamente a área do coaching e programação neurolinguística, inteligência emocional, hipnose com foco emocional e terapêutico, facilitador entre outros, gestão de equipas a nível particular e empresarial (equipas de vendas). Na área das terapias, como terapeuta surgem a parte das massagens, depilação a laser, tratamentos estéticos, dentro da área da estética avançada.
Sobre o desenvolvimento pessoal, nomeadamente o coaching, que é a forma de desenvolvimento na qual alguém denominado coach, ajuda alguém a adquirir um objectivo pessoal ou profissional. “Qualquer pessoa que tenha um objectivo na vida e que não saiba como é que vai chegar lá, tem a hipótese aqui de, se sabe até onde quer ir, ter a ajuda de todos os passos de chegar lá, como chegar ao seu objectivo. Como temos aquelas pessoas também, que estão completamente perdidas e não sabem para onde, sequer vão. É feito um trabalho de raiz, para poder ver qual é o seu objectivo, se realmente é um objectivo válido, ou não, para que possa de facto chegar à sua meta final.
Temos a parte terapêutica dentro da parte emocional com a área da hipnose e com a área da programação neurolinguística, com pessoas, que tenham algum problema do passado, algum trauma ou vício, algo que os marcou profundamente, que os acompanha até aos dias de hoje e tudo isso os marcam. A pessoa muitas das vezes quer avançar com a sua vida, mas aquilo que tinha lá atrás vai prendê-la sempre. Então conseguimos resolver a nível emocional aquilo que realmente está-se a passar, ou a pessoa tem algum vício e quer livrar-se desse vício, desde deixar de fumar, deixar de roer as unhas ou perder peso, fazemos essa actuação.
A nível empresarial temos aqui a gestão de equipas também, ou seja, empresas que nos contactam para gerir as suas próprias equipas e ajudar a chegarem a objectivos, portando a gestão e formação de equipas de alto desempenho. Temos a parte dos clientes mistério, auditorias, consultadoria, ou seja, dentro das áreas das pessoas trabalhamos muito a área humana, porque cada vez mais, se as pessoas não estiverem bem, todo o resto que fazem não vai resultar”.
A par, “um dos serviços inovadores, que temos também e que iniciamos este ano é a área da radiofrequência capilar, Dentro dos tratamentos capilares temos várias pessoas, que têm problemas de queda de cabelo, por exemplo, ou pessoas que têm outro tipo de problemas a nível capilar do couro cabeludo e através de radiofrequência capilar, conseguimos resolver esses problemas. Há pessoas, que efectivamente têm pouco cabelo, mas que ainda existe a possibilidade de recuperar o mesmo e através disso conseguimos fazer diagnóstico, que é gratuito, a todas as pessoas que queiram verificar a saúde do couro cabeludo”.
Dentro de todas estas áreas, Bruno Duarte releva, que “ Amorsui - StrongsMind trabalha para várias empresas da Região e para outras multinacionais também”.
Recuando um pouco no tempo, até à pandemia, “foram tempos difíceis, porque tudo aquilo que se fazia presencialmente, deixou-se de fazer e tudo passou a ser feito online, desde formações, terapias e acompanhamento. Tudo começou a ser feito à distância e foi uma adaptação. Cada vez mais, as redes sociais e toda a parte online, acaba por ser uma ajuda e uma mais-valia para todos”.
Bruno Duarte nasceu no Barreiro e veio para os Açores há cerca de 18 anos atrás, trabalhando na área das vendas. Entretanto, achando que “aqui havia mais qualidade de vida, porque a correria de Lisboa era difícil” decidiu com a sua cara-metade vir para São Miguel.
Perspectivando, um pouco, o futuro, na área de desenvolvimento pessoal, “tudo aquilo que possa fazer, ao nível de cursos, formações e demais ferramentas”, que possa juntar aquilo que já tem, diz estar sempre em actualização. Na área das terapias, “a mesma coisa, tanto na parte das massagens e na estética avançada.
Ao nível das certificações, Bruno Duarte está certificado a nível internacional como NeuroCoach, Hipnoterapeuta Trainer, Mentoring Desenvolvimento Pessoal, Coach Nutricional, Mestre Especialista em Inteligência Emocional Universidade Europeia Miguel de Cervantes ES, Master Coach Internacional Coaching Training Academy, Mestre em PNL com especialização em foco terapêutico e emocional acreditado pela INCTA e reconhecido pela Associação Nacional de Neuropsicologia (ANN), formador certificado 10083/2020/DREQP sendo membro efectivo Sociedade Portuguesa Hipnose Terapêutica. Todas as suas certificações permitem-lhe tratar como formar pessoas nessas áreas. “É uma área em desenvolvimento e cada vez mais, as pessoas procuram esta área. A nível empresarial procuram já muito, mas a nível pessoal vão procurando, paulatinamente procurando estas terapias, mas as perspectivas são boas”.
Marco Sousa