A 5ª edição do Fórum LPAZ acontecerá entre 5 e 7 de Setembro de 2024 na ilha de Santa Maria enquanto um encontro preponderante de investigadores e especialistas sobre “Os Açores, o Atlântico e os Desafios Globais”. Os artigos apresentados na edição de 2023 serão publicados na Bruma Publications, da Universidade Estadual da Califórnia, Fresno, com data prevista de lançamento em Setembro de 2024.
Promovida pela Associação LPAZ, em colaboração com os parceiros académicos e o apoio de várias instituições governamentais e do sector empresarial, esta conferência reuniu, entre 7 e 9 de Setembro, mais de duas dezenas de especialistas dos quatro cantos do Atlântico, seleccionados através de um call for papers e que deram corpo a uma mesa-redonda, cinco painéis temáticos e um roteiro estratégico pela ilha de Santa Maria.
No dia 7, o Fórum LPAZ abriu com uma mesa-redonda sob o tema “Relações NATO-EU: Um Novo Século Atlântico?”, contando com Alana Moceri, da IE University (Madrid), Ana Isabel Xavier, do CEI-Iscte, e Licínia Simão, da Universidade de Coimbra, sob moderação de Luís Nuno Rodrigues, professor catedrático do ISCTE, a debater a actualidade da relação entre estas duas instituições perante a guerra na Ucrânia.
O dia 8 foi reservado ao colóquio académico dividido em cinco painéis sob os temas “Narrativas Insulares”, “Diásporas Atlânticas”, “Os Açores na Política Atlântica”, “Geopolítica Atlântica” e “Segurança Atlântica e Tecnologia”. Foram apresentadas várias comunicações numa transversalidade de temas desde o estudo das alterações climáticas com base nos diários de bordo da navegação marítima do período 1750-1950, por Timothy Walker (Universidade de Massachussets – Dartmouth), até ao activismo da diáspora açoriana nos Estados Unidos no período da Revolução do 25 de Abril em Portugal, por Daniela Melo (Boston University), passando pelas estratégias da União Europeia para as regiões ultraperiféricas e o caso concreto dos Açores, por Nuno Lopes (IPRI-NOVA, CEHu-Univ. Açores e OP-ISCSP ULisboa), uma análise do poder marítimo de Portugal, por Sandra Balão (CIDIUM-IUM e CAPP-ISCSP ULisboa), ou até a implementação de alta tecnologia nos Açores, por Paulo Quental (EMA Espaço).
O Fórum LPAZ 2023 encerrou, no dia 9, com o Roteiro Estratégico Santa Maria, levando os participantes inscritos em visita às principais infra-estruturas geoestratégicas da ilha, do passado e do presente, nomeadamente, à Estação RAEGE, o Pico Alto, o Imóvel de Interesse Público “Lugar do Aeroporto”, e o Centro de Controlo Oceânico de Santa Maria. Neste Roteiro, foram também abordadas infra-estruturas entretanto desactivadas, como o Polígono de Acústica Submarina, a Estação LORAN ou a Zona Franca de Santa Maria, bem como as que ainda estão em projecto, como o Centro Tecnológico Aeroespacial da PT Space ou o Porto Espacial, através do alargamento em curso do Teleporto de Santa Maria.
Este roteiro constituiu, assim, uma oportunidade para os especialistas nas diversas áreas sectoriais da geopolítica atlântica compreenderem in loco as dinâmicas da função dos Açores no apoio às tecnologias de transporte, comunicações, conhecimento e domínio do Atlântico ao longo do tempo, numa estimulante troca de experiências e perspectivas.