O grupo Vila Galé inaugurou o seu primeiro hotel nos Açores, o Vila Galé Collection São Miguel em pleno Campo de São Francisco, no centro de Ponta Delgada.
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, presidiu ao evento e referiu-se ao momento como “um marco importante não apenas para o turismo na Região, mas também para a revitalização do património” dos Açores e do “belo edifício” em causa, situado “numa zona nobre da cidade de Ponta Delgada”.
“O investimento na requalificação deste edifício [antigo Hospital de Ponta Delgada] visando o alojamento turístico é uma extraordinária oportunidade para conferir uma nova vida a um dos mais relevantes activos da cidade: o Campo de São Francisco”, adiantou, sublinhando tratar-se de “um local carregado de História e de valor cultural, material e imaterial, que acolhe todos os anos as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres”.
Para a governante, a inauguração do primeiro hotel do Grupo Vila Galé – um grupo histórico, com larga experiência no sector do turismo e com presença forte em Portugal e no Brasil, com mais de 40 hotéis – “é uma marca que certamente trará valor acrescentado ao turismo nos Açores”.
Berta Cabral considerou mesmo que “o hotel representa um trajecto de sucesso, que começou com uma visão ousada e uma ação arrojada”.
“A aposta do Grupo Vila Galé nos Açores não poderia ser mais oportuna. O turismo na nossa Região cresce significativamente, de forma saudável e sustentável, com uma dinâmica moderna e irreverente”, frisou, recordando que a Região possui actualmente uma notoriedade externa e uma conectividade internacional inéditas, tendo crescido este ano, entre janeiro e julho, mais de 15% face ao mesmo período do ano passado, e cerca de 28% nos proveitos, para além de um crescimento de 19,3% no número de passageiros desembarcados entre Janeiro e Agosto.
Segundo adiantou a Secretária Regional, “ao converter este magnífico edifício histórico num moderno hotel, o Grupo Vila Galé demonstra o compromisso com a recuperação do património e a requalificação urbana”. E prosseguiu: “Esta transformação mais do que preservar a história e a identidade cultural do nosso passado, promove a sua valorização e elevação, trazendo nova vida a este espaço e criando oportunidades económicas e emprego para as comunidades locais”.
A governante referiu, por outro lado, que “o turismo cultural, que celebra a rica herança histórica e cultural dos Açores, desempenha um papel fundamental no nosso novo Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030)”, levando a Região “ainda mais além da oferta de turismo de natureza”. O plano em causa, prosseguiu, “não se limita à intenção de atrair visitantes, visa também oferecer experiências autênticas e profundas, que se enraízem na cultura, na história e na paisagem e natureza singular” dos Açores. “O turismo cultural não é apenas sobre a contemplação passiva de monumentos históricos; é sobre a imersão respeitosa nas tradições e no estilo de vida açorianos, no nosso território e nas nossas vivências. É sobre visitar os nossos museus, participar nas nossas festividades, interagir com os residentes, proteger o nosso ambiente e descobrir as histórias que moldaram o nosso povo e a nossa terra”, afirmou.
Berta Cabral defendeu, inclusivamente, que o desenvolvimento do turismo cultural o desenvolvimento do turismo cultural é uma das melhores formas de contribuir para a mitigação da sazonalidade – que é um dos objectivos principais do novo PEMTA – e de potenciar o interesse por todo o nosso território, criando turismo todo o ano em todas as ilhas.
A governante enalteceu o espírito empreendedor do Grupo Vila Galé, apresentando as boas-vindas à Região, e assinalou o contributo da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada, que permitiu a recuperação e a transformação do edifício em causa.
No evento, que contou com uma actuação de Cuca Roseta, estiveram ainda os actores Paula Lobo Antunes, Jorge Corrula e Marcantonio Del Carlo, embaixadores da marca, Imprensa Nacional e Regional, operadores turísticos e agentes de viagens, parceiros e amigos de sempre da Vila Galé Unidade histórica de charme com 92 quartos, o Vila Galé Collection São Miguel conta também com dois restaurantes – um com serviço buffet e outro à carta – onde se destaca a gastronomia regional, dois bares, piscina exterior, Satsanga Spa & Wellness com piscina interior e salas para massagens e tratamentos estéticos, e ainda espaços para eventos. Representando um investimento de 15 milhões de euros, o Vila Galé Collection São Miguel instalou-se no edifício onde antes funcionava o hospital de São Francisco, imóvel histórico reconstruído e reabilitado pela Vila Galé, cedido em regime de concessão de direito de superfície por 40 anos, renovável, pela Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada. E gerou 48 postos de trabalho.