24 de setembro de 2023

Recados com Amor...

Meus Queridos! A minha Prima Maria da Praia telefonou-me dizendo que estava muito admirada com o silêncio dos partidos que têm assento na Assembleia Regional, que não opinaram nem comentaram a proeza anunciada pela CEO da SATA, Teresa Gonçalves, do reembolso antecipado, através da amortização de 60 milhões de euros de divida SATA AIR AÇORES, o que representa uma poupança de cerca de 18 milhões de euros em encargos anuais com financiamentos, sendo de 1,2 milhões já em 2023… e cerca de 17 milhões de euros ao longo dos próximos 3 anos…. Maria da Praia diz que se trata de uma boa medida de gestão, e tem pena dos políticos não saberem ser críticos quando têm razão para o ser e serem reconhecedores quando há factos que justificam o reconhecimento. A minha prima Maria da Praia diz que espera que este seja o primeiro voo importante da SATA AIR Açores em termos financeiros e que ele sirva para ajudar a resolver o processo de privatização ou não… da Azores Airlines… Maria da Praia diz que está em pulgas para saber qual será o parecer da comissão de peritos que tem estado a analisar as duas propostas candidatas à privatização da companhia. Vamos esperar para ver o desfecho de matéria tão sensível e importante para os Açores!

Meus Queridos! Depois dos desaguisados que aconteceram entre o meu querido Presidente da República e o Primeiro-ministro, Marcelo Rebelo de Sousa resolveu ir até às Américas para arejar a cabeça, começando pelo Canadá, onde comemorou os setenta anos da emigração portuguesa para aquele país, grande parte deles saídos dos Açores na busca de melhor rendimento para matar a fome aos filhos e às mulheres que cá ficaram…  A maioria desses emigrantes foram trabalhar para a construção das linhas férreas, trabalhando em zonas bem geladas… e pelo trabalho que desempenhavam foram reconhecidos  e muitos deles tornaram-se depois residentes naquele país enorme que procurava povoadores… Acho que a visita de comemoração foi importante, mas tratando-se de haver uma grande comunidade de açoreanos no Canadá, a minha prima Maria da Praia entende que o Presidente Marcelo devia ter  levado na comitiva um representante do Governo dos Açores… A coisa não lhe saiu muito bem e o que ficou da visita foi a apreciação “tonta” que fez sobre o decote de uma jovem que levava a uma exposição excessiva dos seios… Esse piropo, se fosse feito por um leigo, dava lugar a uma denuncia de abuso!...  Depois, Marcelo desceu até às Américas e aí o Presidente português, que esteve presente na Assembleia-geral das Nações Unidas, descobriu e anunciou o que António Guterres tem feito à frente das Nações Unidas é um “milagre”… Bem sei a religiosidade que une Marcelo a Guterres, mas o que não esperava era o anúncio do milagre que Guterres fez nas Nações Unidas, só visto e sabido  por Marcelo, porque mais ninguém falou de tal prodígio! É Marcelo no seu melhor, e a generosidade dele é tão grande que mesmo sem conhecer bem a “esmola” que o Governo de Costa anunciou a quem não consegue pagar a prestação da casa,…. resolveu lá longe dizer que era um apoiozinho… que sempre dá jeito…. Foi pena o Presidente da República não ter visto os manifestantes jovens que nas galarias da Assembleia da Republica reclamavam pelo direito à habitação e casa para viverem, tal como a Constituição consagra como direito para todos!


Ricos! No meio de toda a azafama do Presidente Marcelo, ele lá conseguiu ainda defender que são necessárias mudanças no Conselho de Segurança, o que é verdade… de modo a que este órgão das Nações Unidas consiga cumprir a missão de assegurar a paz internacional… e eu, que não sou muito entendida nessas coisas de política, atrevo-me a dizer que comungo da opinião do Presidente Marcelo… mas digo que o que é preciso é reformar as competências da ONU- Organização das Nações Unidas, que é uma organização intergovernamental criada para promover a cooperação internacional criada a 24 de Outubro de 1945,  São Francisco, Califórnia, EUA… Marcelo Rebelo de Sousa depois foi confraternizar com a comunidade portuguesa que vive perto de Nova Iorque, tendo sido recebido à chegada com o hino nacional cantado pela multidão que o esperava… Foi uma longa viagem para o Presidente Marcelo descansar das arrelias que ultimamente tem tido com os amuos entre Belém e São Bento… até ao dia que a corda rebente para um dos lados!


Meus Queridos! Depois da arrogante Christine Lagarde, que é a Presidente do Banco Central Europeu, ter anunciado nova subida das taxas de juro, isto depois de Mário Centeno, antigo Ministro das Finanças e agora Presidente do Banco de Portugal, ter dito que era preciso conter as taxas de juro, declaração feita há pouco tempo …quando parecia que ele tinha começado a corrida para a pré-campanha eleitoral para a Presidência da República,… antes de aparecerem outros putativos candidatos, agora foi a vez do Primeiro-ministro António Costa, depois de ter feito um passeio de bicicleta pelas ruas de Leiria, enviar às televisões três ministros para anunciarem as “grandes medidas” de combate às taxas de juro… Ora, o que o Governo decidiu foi que a banca reduza em 30% o valor da prestação à taxa da Euribor… para diminuir o  aumento dos juros para quem tem contratos de casa com os bancos… Acontece que  feitas as contas, essa redução corresponde a cerca de 70€ mensais… o que é manifestamente pouco para o valor dos juros que a banca aplica e que estão a levar couro e cabelo… Mas ainda por cima acontece… que depois os juros que ficarem por pagar devido à redução dos tais 30%,… irão ser pagos logo no fim do 2º ano da moratória, isto é, o Governo faz com que o devedor empurre parte dos juros correspondentes aos 30% com a barriga prá frente…  Ou seja, ao fim e ao cabo, trata-se de um acordo entre os bancos e o devedor da prestação… sem que o Governo dê qualquer contributo para o paliativo anunciado como uma medida de apoio governamental… Tudo isso foi feito de acordo com a política do Banco de Portugal que já está a anunciar  que as taxas de juro poderão começar a descer no inicio do ano de 2024… e nessa altura as pessoas poderão pagar o valor dos 70€ mensais da moratória sem um acréscimo na prestação. É como digo trata-se de um remendo que não chega para tapar “o buraco do joelho” de quem tem de pagar o empréstimo da casa ao banco! 

Meus Queridos! Na tarde de Quinta-feira, a minha prima Gertrudes telefonou-me muito confrangida, dizendo que tinha recebido a notícia do falecimento do médico Pediatra Pereira Duarte, vítima de uma queda. Pereira Duarte foi o médico e amigo que tratou sempre os familiares de Gertrudes… acompanhando a evolução dos três filhos, assim como as várias gerações que desde 1974 lhe passaram pelo consultório ou pelo hospital…. Gertrudes estava muito pesarosa pela partida do amigo Carlos Eduardo Pereira Duarte… que foi Director do Serviço de Pediatria do Hospital do Divino Espírito Santo, e diz que ainda há poucos dias se cruzou com ele.. num encontro que foi a oportunidade para porem a escrita em dia, como era habitual… Pereira Duarte estava reformado, mas era um médico admirado pela forma como atendia as pessoas que demandavam o seu consultório durante muitos anos…. Pereira Duarte era um apreciador da boa mesa… mas cauteloso com a saúde… Que Deus o tenha num bom lugar já que, resolveu levá-lo por uma queda mal dada!   


Ricos: A minha comadre Josefina está amofinada com o que está a acontecer às novidades do quintal da sua casa, pois os pássaros não largam o seu pedaço de terra, onde cultiva as couves, alfaces, tomates e cenouras. Os bandos de rolas que ali aparecem e comem tudo o que encontram à frente têm-na afligido e ela considera que é tempo, de uma vez por todas, de se controlar a revoada. Ela bem sabe que está aberta a caça da pomba turca, mas ela não tem espingarda nem licença para uso de arma para fazer a caça às rolas turcas e por isso ela entende que os serviços oficiais devem, através dos guardas florestais arrancarem em todas as ilhas com a caça porque doutra forma elas vão triplicar os efectivos… e se não se puser cobro a isso o que vai acontecer é que as “turcas” vão tornar-se em atacantes perigosas… para as culturas e para as pessoas…. Josefina diz que até a sua quase centenária figueira, que foi plantada pelo pai, que Deus já lá tem, ficou sem os saborosos figos que costumava transformar numa deliciosa compota e até ofertava às amigas da sua rua. Ela que é tão amiga dos animais e até já votou erradamente em partidos amigos da flora e da fauna, confidenciou-me que não pode ouvir mais esses políticos pseudo defensores das suas causas que parecem nada perceber do assunto, por virem em defesa do abate dos milhares de rolas que sobrevoam esta ilha, porquanto esta espécie nem é autóctone, visto que foi introduzida apenas hás uns anos atrás e agora fazem crer ser um ato sacrílego tentar equilibrar a população daquelas aves…. O Governo tem de governar e ter o bom senso do que é o equilíbrio ecológico e deixar de dar ouvidos a activistas barulhentos que vivem à custa de projectos financiados pela União Europeia… Tenham juízo e depois não se queixem quando a paciência acabar!

Print
Autor: CA

Categorias: Maria Corisca

Tags:

x