O açoriano Gui Costa vai representar Portugal no Campeonato do Mundo de Vídeo Subaquático, que vai decorrer entre os dias 9 e 13 de Outubro, em Varadero, Cuba.
Gui Costa embarca Sexta-feira para Lisboa, porque a viagem ainda é longa.
Ao nosso jornal, este mergulhador profissional revelou as suas expectativas para mais estar participação a nível internacional. “Tenho o trabalho de casa bem feito, a música está elaborada e a locução de igual modo, em inglês”.
Gui Costa é professor de Educação Física, em Vila Franca do Campo, e desta vez não teve dispensa para representar Portugal neste importante evento. “Lamento, porque já sou mergulhador há mais de 20 anos, na área do vídeo e fotografia subaquática, inclusivamente colaboro com o próprio Governo Regional, onde não raras vezes até cedo filmes de forma gratuita para a Direcção Regional dos Assuntos Culturais, que tutela a área do Património Arqueológico dos Açores”.
Gui Costa é ainda um colaborador pro bono em diversas áreas, onde inclusivamente já esteve no Canadá a realizar uma conferência, na Casa dos Açores, onde participou numa palestra sobre o património subaquático dos Açores.
Para poder participar neste Campeonato do Mundo de Vídeo Subaquático, Gui Costa
A participação de Gui Costa no Campeonato do Mundo de Video Subaquático, em Malta, só será possível, porque o novo estatuto da carreira docente permite-lhe ter cinco dias de férias, três vezes, durante a sua carreira, que já vai longa.
Gui Costa já esteve em outros campeonatos do mundo, nomeadamente em Tenerife (Espanha) e na ilha do Porto Santo, para além de já ter participado no Campeonato da Europa, na ilha da Madeira. Destas participações trouxe uma medalha de bronze do mundial do Porto Santo (2021) e outra medalha de bronze do Europeu (2022).
Foi campeão regional de Fotografia Subaquática em 2014, campeão nacional de Vídeo Subaquático em 2018 e vice-campeão nacional de Vídeo Subaquático em 2018 e 2019.
Gui Costa tem um canal no YouTube só sobre a vida subaquática nos Açores com mais de 15 mil subscritores, sendo que o vídeo mais visto tem mais de 4 milhões de visualizações: “O Mero, o senhor dos Açores”.