O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, lançou ontem, em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, a ‘Azores What´s On’, uma plataforma digital pioneira, em formato aplicação e website, que promove o arquipélago, as dinâmicas turísticas, culturais e sociais, o associativismo, o empreendedorismo criativo e todas as iniciativas institucionais.
Como referiu Berta Cabral, Secretária Regional da tutela, este novo instrumento surge na linha do PEMTA (Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores), uma vez que, além de divulgar os eventos realizados em cada uma das nove ilhas dos Açores, cumpre com o objectivo de sustentabilidade e é um “grande contributo para a mitigação da sazonalidade”.
“Estamos perante uma ferramenta desmaterializada, que vem cumprir um dos grandes desígnios do PEMTA, que é a sustentabilidade. E, como esta agenda apresenta os eventos a decorrer todo o ano e em todas as ilhas, permitindo a quem nos visita programar melhor a sua estadia nos Açores, pode contribuir para mitigar a sazonalidade, outro dos grandes objectivos do PEMTA”, justificou.
A natureza é o principal produto
No seguimento do Plano Estratégico e de Marketing, “nós distinguimos como principal produto dos Açores a natureza. A natureza nas suas três dimensões: a natureza terra, a natureza mar e a natureza humana. Nesta agenda, conseguimos compatibilizar as três dimensões, publicitando e oferecendo a quem nos visita os vários eventos que se ligam às várias actividades que se fazem em terra, no mar, mas também à nossa dimensão e natureza humana, entendida aqui como a nossa maneira de ser, a nossa identidade, a nossa culturalidade, as nossas tradições, os nossos costumes. Isto é que faz a nossa identidade. Somos aquilo que a terra e o mar fez de nós e aquilo que as nossas tradições, a nossa história e a nossa geografia também fizeram de nó”, afirmou Berta Cabral.
Em seu entender, “hoje em dia, vender turismo e um destino turístico não é vender uma passagem de avião ou um hotel, é vender uma experiência. Vender uma experiência é proporcionar a quem nos visita, sem descurar os que residem que também estão nesta agenda, mas agora orientada para o turismo, quem nos visita vem à procura de uma experiência única e diferenciadora. Nós só nos afirmamos no turismo quando ‘vendemos’, quando oferecemos uma natureza exuberante, um mar que proporciona uma imensidão de actividades marítimo-turísticas de ecoturismo, etc. e quando podemos também colocar à disposição das pessoas aquilo que se costuma designar em turismo de o nosso heritage, aquilo que herdámos como tradições, como cultura, aquilo que são as coisas mais genuínas que nós fazemos ao longo do ano e proporcionamos a todos, desde logo, aos residentes e a quem nos visita”.
“Esta dimensão humana também não pode excluir quem cá reside. O turismo tem que ser bom para quem nos visita e para quem reside cá. E é este cruzamento de interesses que temos procurado fazer, porque é esse cruzamento de interesses que conduz à sustentabilidade do nosso destino e à verdadeira promoção do nosso destino tal como ele”, sublinhou a governante.
Para os Açores todo o ano
Berta Cabral acredita que esta aplicação vai contribuir para “chamar a atenção de muitos visitantes e nichos de mercado que queiram visitar os Açores ao longo de todo o ano”.
Quem visita os Açores “vem à procura de uma experiência única e diferenciadora”, acredita a governante.
E prosseguiu: “nós só nos afirmamos no turismo quando oferecemos uma natureza exuberante, um mar que proporciona uma imensidão de actividades marítimo-turísticas, de ecoturismo, e quando podemos colocar à disposição das pessoas aquilo que nós herdámos como tradições, como cultura, aquilo que são as coisas mais genuínas que nós, ao longo do ano, fazemos e proporcionamos a todos”.
“Nesta altura do ano, em que foi possível carregar na aplicação ‘Azores What’s On’ mais de 600 eventos, desde Santa Maria ao Corvo, dá bem nota da riqueza cultural dos Açores. Esta ferramenta congrega uma dinâmica que dá mais força não só ao turismo interno e à circulação dos açorianos entre todas as ilhas, mas também ao fortalecimento das fusões culturais, potenciando a economia local”, frisou ainda.
A aplicação foi explicada por Miguel Brilhante. Trata-se de uma agenda que une os Açores pela diversidade e que impulsiona interacção pela proximidade, um propósito até então nunca conseguido ou intencionado, mas que, com visão, dedicação, sinergias e criatividade, se torna uma realidade ao serviço de todas as pessoas. São cerca de 19 categorias de eventos presentes no dispositivo desta agenda ‘What’s On’, desde o ambiente às visuais, cinema, conferências e seminários, dança, desporto, educação, exposição, feiras, festivais, festividades, fotografia, gastronomia, lazer, literatura, música, oficinas e masterclasses, poesia e teatro. “É um princípio de muitas outras que podem ainda ser associadas à agenda conforme forem as ofertas e o programa das iniciativas a alocar”, referiu Miguel Brilhante.
Como disse, “esta não é uma aplicação que nasceu ontem e é apresentada hoje. Foi sujeita a testes e experiências ao longo de algumas semanas, meses, para podermos verificar toda a sua operacionalização, que foi introduzida com factos reais, eventos mesmo que existiram ao longo desse tempo. O certo é que podemos avaliar, ao longo desse período de experimentação até à presente data, que os eventos que estão disponíveis para serem consumidos, foram já carregados 622 eventos ao longo deste período. Neste momento, temos eventos a frequentar na ordem dos 280, a cair nos 300, o que vem revelar que, nesta época do ano, os Açores, as suas nove ilhas, apresentam oferta bastante apelativa a quem quiser participar nelas”.
Em termos de funcionalidades, esta aplicação “permite-nos criar favoritos, que são os eventos que numa deslocação eu tenho gosto de querer participar ou estar presente. Permite-nos criar um sistema mais selectivo. Posso criar uma lista de favoritos dos eventos que vou participar ao longo da minha estadia na ilha onde estou. Vai permitir igualmente ter alertas. Isto significa que terei um lembrete que em determinado dia está próximo da hora do evento, para não esquecer o compromisso assumido. Ao mesmo tempo, teremos uma integração GPS que permite fazer chegar ao local a tempo e horas. Por exemplo, se estiver no Nordeste e o evento for em Ponta Delgada, para as pessoas que são visitantes, facilitará o acesso mais rápido ao local do evento. Em paralelo, temos a versão website que disponibiliza toda a informação que a aplicação tem, mas na sua característica comum que é na Web”, disse Miguel Brilhante.
A ‘Azores What’s On’, que é acessível a todos os residentes no arquipélago e a todos os visitantes, une os Açores pela diversidade e impulsiona interação pela proximidade. São 19 as categorias de eventos disponibilizados na agenda cultural, desde a música ao teatro, do desporto aos festivais, da gastronomia à educação, entre outros.
Para obter a agenda ‘Azores What´s On’, basta descarregar a aplicação, gratuitamente, a partir da Apple Store e do Google Play, para smartphones.