Governo dos Açores desenvolve programa de apoio aos sem-abrigo em parceria com a Câmara Municipal de Ponta Delgada

 O Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, afirmou ontem, em Ponta Delgada, após reunião com o Presidente da Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, que foi dado o “primeiro passo” para a implementação do programa ‘Habitua-te’, uma resposta “ambiciosa” que visará dotar os sem-abrigo de competências para “saírem da rua”.
“O primeiro passo para a sua implementação foi dado hoje. Agora daremos início, durante o ano 2024, à sua preparação técnica”, referiu o Vice-presidente do Governo em declarações à comunicação social.
“O programa Habitua-te, que será trabalhado entre técnicos da Câmara Municipal de Ponta Delgada e da Vice-presidência do Governo, visa dotar os sem-abrigo de competências para que possam sair da rua”, ao nível da higiene pessoal, alimentação e acesso a habitação.
Segundo o governante, trata-se de um “programa holístico” que será feito em “parceria com quem está no terreno”, designadamente o “poder local” que “está mais próximo das populações”.
De acordo com Artur Lima, a experiência-piloto deste programa será realizada em Ponta Delgada, em parceria com a Câmara Municipal, sendo que há a possibilidade de o mesmo ser alargado a outros concelhos.
Na ocasião, Artur Lima referiu ainda que a Vice-presidência do Governo aguarda as conclusões de um estudo de caracterização dos sem-abrigo em todas as ilhas dos Açores, que se espera “divulgar dentro de dois ou três meses”.
Esse estudo, defendeu, será um instrumento de trabalho relevante para “fornecer às equipas de trabalho” e, deste modo, “construir uma resposta integrada”.
No final da reunião com Pedro Nascimento Cabral, o Vice-presidente do Governo enalteceu o “extraordinário” trabalho que o município e os seus técnicos estão a realizar ao nível do apoio social.
“Já tínhamos tido uma primeira reunião na Vice-presidência do Governo. O objectivo foi articular respostas à população nas áreas mais necessárias”, disse, considerando que só com um “trabalho complementar” entre o poder regional e o poder local é que se podem dar respostas mais eficazes às questões sociais.  
Artur Lima congratulou, por fim, a Câmara Municipal de Ponta Delgada por desenvolver uma “resposta social muito estruturada”, tendo demonstrando “disponibilidade de parceria total” para melhorar a resposta às populações.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x