Ministério Público pede pena de prisão suspensa para arguido de 19 anos suspeito de vários furtos a residências nos Fenais da Luz e em São Vicente

O Ministério Público pediu pena de prisão suspensa ao regime de prova para jovem de 19 anos acusado de oito crimes, dos quais seis de furto qualificado, um de furto qualificado na forma tentada e um crime de ameaça agravada. O julgamento deste jovem, que terá sido o autor material de vários furtos a residências nos Fenais da Luz e em São Vicente Ferreira, prosseguiu ontem no Tribunal de Ponta Delgada. Neste processo são também arguidos dois primos do acusado, mas apenas este marcou presença nesta audiência presidida por um Colectivo de Juízes.
Após serem ouvidas duas testemunhas, o procurador do Ministério Público procedeu às alegações finais, pedindo pena de prisão suspensa ao regime de prova para o arguido, por entender que este confessou os factos e tendo em conta que tem menos de 21 anos, pelo que pode beneficiar do regime de jovens adultos.
Recorde-se que o jovem é suspeito de uma série de furtos que terão ocorrido no período de 20 de Julho de 2022 a 27 de Janeiro de 2023.  O arguido é acusado de furtar, a 20 de Julho, 100 euros de um cofre de uma residência. A 21 de Novembro, pelas 04h00, terá levado três lixadoras, um berbequim, um carregador de baterias, uma caixa de mecânico com 180 peças, um medidor de distâncias a laser, uma bilha de gás e uma bilha de leite. Entre os dias 1 e 3 de Dezembro, terá furtado dois faisões e sete galinhas de uma moradia e a 29 de Dezembro, entre as 07h20 e as 17h00, é acusado de furtar uma caixa de ouros que continha dez figas, dois crucifixos, duas medalhas, duas pulseiras com os nomes escritos, um par de brincos esmeralda, um anel esmeralda, outro anel, uma pulseira e uma lanterna. No último dia do ano, a 31 de Dezembro, terá tentado subtrair uma mala de ferramentas, embora sem sucesso, uma vez que foi apanhado em flagrante pelo proprietário. No mesmo dia, terá furtado uma flauta e um berbequim da moradia vizinha.
Já em Janeiro deste ano, o arguido ter-se-á introduzido numa moradia, apropriando-se de 18 pratos, um frango congelado, uma máquina de cortar cabelo, uma gilete, uma fita métrica, uma caixa de ferramentas, dois casacos de fato de treino e um par de calças de fato de treino. No dia 25 do mesmo mês, o jovem terá tentado subtrair várias ferramentas, tais como uma serra da marca Black & Decker, um conjunto de pontas de aparafusamento, chaves inglesas, entre outros, mas foi apanhado pelo proprietário. O arguido encontra-se actualmente em prisão domiciliária. A leitura da sentença será na próxima semana.

Carlota Pimentel

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x