19 de novembro de 2023

Recados com Amor

Meus Queridos! A partir do dia 20 de Novembro, os olhos vão estar centrados na Assembleia Legislativa dos Açores, que inicia  o debate na generalidade do Plano e Orçamento para 2024… É que no Orçamento para o ano que vem… consta uma medida de enorme importância para os funcionários públicos, que como se sabe estão mal pagos… e depois de uma negociação entre o Governo e os sindicatos foi acordada uma norma que visa a progressão na carreira dos funcionários… É uma medida que abrange milhares de famílias,  e nesta conjuntura, é deveras importante para a classe média, tal como têm apregoado os vários partidos com assento parlamentar…. Porém, se o Orçamento for “chumbado” não haverá progressão na carreira da Função Pública regional, o que será uma machadada para muitos… A minha prima Maria da Praia disse-me que lhe chegou aos ouvidos que está já a decorrer uma petição pública dirigida aos deputados… para que aprovem o Orçamento que abre portas a uma mudança na carreira remuneratória da Função Pública, reclamada há muita tempo… Entretanto, a minha comadre Maria das Dores telefonou-me apoquentada porque está à espera da progressão nas carreiras dos funcionários públicos há anos… e disseram-lhe que pelo andar da carruagem ela vai esperar sentada pelas próximas eleições…. Chorosa, Maria das Dores lança um pedido angustiante… para que os partidos políticos ponham a mão na consciência quando chegar a hora de votarem o Orçamento para 2024… porque a progressão na carreira dos funcionários públicos se não for aprovada vai mexer com milhares de pessoas e seus familiares … e o estrago que daí advir vai tocar a muita gente e depois não se queixem da abstenção que houver em próximas eleições!

Ricos! O Governo liderado pelo meu rico Presidente Bolieiro andou nas últimas semanas juntamente com vários secretários regionais a fazer vários “roteiros”… uns para mostrar obra e outros para anunciar o que o Governo tem em carteira caso seja aprovado o Orçamento para 2024… A minha amiga  Gertrudes diz que tais roteiros aparentam ser uma apresentação de contas junto das instituições e dos vários municípios em “fim de festa”… De qualquer forma, a visita que mais chamou a atenção à minha sobrinha neta foi a feita pelo Presidente Bolieiro e suas acompanhantes… ao antigo Liceu, hoje Escola Antero de Quental, onde ela estudou até ir para a Universidade… e durante o tempo de escola, várias vezes deu voz pública quanto à necessidade de serem feitas obras de ampliação naquela escola para ganhar espaço para acolher convenientemente os alunos, já que desde 1993 foram poucas ou nenhuma as obras feitas naquele complexo escolar que se foi degradando, ao ponto de ter havido pedidos de país e encarregados de educação para que se olhasse para as necessidades da escola… A isso há ainda a acrescentar a promessa quanto à recuperação do palacete do Barão da Fonte Bela cuja construção remonta ao século XIX e está a pedir que o acudam… para resguardar o edifício e a história que ele alberga…. Na visita Bolieiro deixou a certeza de que tais obras serão lançadas no ano de 2024… Vamos ver se vai ser desta! 


Meus Queridos! Depois do que descrevi nos meus recadinhos da semana passada sobre as consequências do terramoto político que mandou abaixo o Governo do PS chefiado por António Costa, e que trouxe ao de cima a fragilidade que existe na legislação que condiciona depois os investimentos públicos e privados, …. levando depois o Ministério Publico a investigar e a considerar como crimes de lesa majestade as escutas trocadas nos telefonemas dos ditos influenceres… que pelos vistos foram mal transcritas e mal interpretadas… e levaram o Juiz de Instrução a considerar, e bem, improcedentes… as conversas que deram lugar ao derrubo do Governo… A minha amiga Maria da Encarnação diz que o Ministério Público aparenta na forma como investiga, cultivar tiques comparáveis  aos que eram usados pela Inquisição de má memória… 


Ricos! No meio de toda essa turbulência política, a minha prima Maria da Praia ficou para Deus a levar quando ouviu a notícia no Financial Times de que Mário Centeno, Presidente do Banco de Portugal, tinha sido abordado pelo Presidente da República para ser nomeado Primeiro-ministro do Governo do PS, prolongando desse modo a “agonia” política em que o Partido Socialista se encontra mergulhado… A notícia foi logo desmentida pela Presidência da República e Mário Centeno, tentou emendar o erro, esclarecendo que o convite foi do Primeiro-ministro… Depois aparece um comunicado no site do Banco de Portugal na versão portuguesa, em que Centeno vem corrigir a mentira que publicou na Inglaterra, dizendo que, “É inequívoco que o senhor Presidente da República não me convidou para chefiar o Governo”… mas assumindo que “aceitei reflectir”, sobre a hipótese de ser indigitado Primeiro-ministro…”. Maria da Praia diz que essa vontade em prolongar o Governo com um novo Primeiro-ministro prova que o PS considera-se dono do poder assim como o uso que faz dele para manter uma clientela fiel…. Maria da Praia adianta que o grande problema da democracia é a falta de pessoas com saber e capacidade de gerir… disponíveis para assumirem responsabilidades políticas e governativas… O período que se vive é um de um autêntico deserto de valores!


Ricos! Entretanto lá se foi o Ministro Galamba, que passou pelos Açores e não mexeu uma palha para cumprir os compromissos que o Governo da República tem para com os estragos do furacão Lorenzo, assim como para com as obrigações de serviço público aéreo nos Açores, cujo concurso estava há meses para ser lançado mas foi sempre empurrado com a “barriga p’rá frente”… e ainda por cima mentindo e atirando culpas à Comissão Europeia por falta de resposta… João Galamba foi o peão que Costa usou para atingir o Presidente da República… ao ponto de o ter escolhido para usar da palavra na Assembleia da República, no encerramento do debate na generalidade do Orçamento de Estado para 2024… e também o «carrasco» para os Açores nestes últimos três anos. No caso “Galamba” cumpre-se o ditado de que “quem com ferro mata… com ferro morre”… É o que estamos a assistir ao desabar o castelo de cartas em que o PS governava… Que venham melhores dias!


Meus Queridos! A minha amiga Gertrudes telefonou-me de Lisboa, onde está a passar uns dias com a neta que está a estudar Medicina na Universidade em Lisboa… e na conversa veio ao caso falar da instabilidade que vai pelo país depois da demissão de António Costa, e a dada altura Gertrudes, entre as várias coisas que me contou, diz que ficou menente quando soube que o Tribunal Central de Instrução Criminal anulou a acusação contra vários autarcas da Grande Lisboa, parecendo que se trata daqueles que foram apanhados a trocar favores entre eles para as eleições autarcas… Mas, além daqueles processos estava também um processo que tinha como arguido o Presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais…  que viu agora o processo anulado  porque o Ministério Público não interrogou o autarca de Oeiras como a lei obriga…. Mas o ramalhete não se fica por Lisboa… e chegou depois até ao Tribunal de Braga que arquivou o processo contra André Ventura do Chega, acusado de violação das regras da pandemia num jantar de campanha em Janeiro de 2021. Houve uma alteração legal e aqueles factos passaram apenas a contra-ordenações, o que ilibou André Ventura, que teve mais sorte do que teve o Primeiro-ministro inglês Boris Johnson… que por ter feito festas no seu gabinete em tempo de pandemia foi obrigado a renunciar ao cargo… Com as anulações desses processos, a minha amiga Gertrudes, diz que apesar de ser uma leiga nessas coisas de Justiça…., pergunta que reparação fará agora o Ministério Publico aos arguidos que durante esse tempo estiveram com a “Espada de Damocles” à cabeça, … para no fim serem anulados os processos que contra eles haviam sido instaurados!

Ricos: Mas deixando os enredos da política e do Ministério Publico, o Natal está à porta e já lá vai o São Martinho, que este ano foi motivo para festa rija em muitas localidades da ilha. As minhas amigas insistiram para eu ir com elas a um jantar, mas a humidade atacou-me os joanetes e preferi ficar em casa a comer umas castanhas assadas na brasa e a beber um abafadinho que me trouxe a minha comadre Idalina dos Santos, conjuntamente com outras amigas de longa data que não deixam passar a ocasião para assinalarmos a data confraternizando na minha casa na Rua Gonçalo Bezerra …. Como é costume nesses ajuntamentos, a política faz sempre parte do serão e desta feita o debate centrou-se na telenovela de chicana política que nos entra todos os dias nas nossas casas pelas televisões e que faz com que se tenha de correr de canal em canal para ver alguma de jeito, o que está cada vez mais difícil porque a qualidade do produto é deveras miserável. Sorte teve a minha sobrinha-neta que foi ao festival de sopas da Paróquia de Nossa Senhora das Neves, que este ano teve um encanto especial, pois a animação foi mais do que muita, com o pároco local, o padre. Bruno Espínola, que também é capelão militar, a cantar, a arrematar as ofertas, a dizer larachas, espalhando boa disposição durante o serão. A minha sobrinha-neta que o outro dia foi ouvir missa à Relva, ficou para Deus a levar, ao ver o padre durante a missa pegar na viola e ajuda a cantar, e pensou para si, …. Temos um padre que sabe cativar os seus fiéis!

Print
Autor: CA

Categorias: Maria Corisca

Tags:

x