Vinte alunos e dois professores do Liceo Classico e Muzicale Bartolomeo Zucchiforam foram recebidos de 12 a 18 de Novembro pela Equipa Erasmus+ da Escola Secundaria Antero de Quental (ESAQ), em Ponta Delgada, para um programa de intercâmbio. Estes alunos foram acolhidos pelas famílias dos vinte alunos da ESAQ que se deslocarão a Monza e Milão no próximo mês de Março de 2024.
Foi uma semana intensa de actividades culturais e científicas que envolveu alunos micaelenses e italianos, professores e famílias.
De Segunda a Sexta, os alunos italianos e portugueses visitaram locais emblemáticos da ilha de São Miguel, cumprindo um exigente programa de aprendizagens organizado pelos professores da equipa Erasmus+ da Escola Secundaria Antero Quental, que acompanharam os visitantes em todas as actividades.
Nas visitas aos centros de interpretação Ambiental das Sete Cidades e das Furnas, os alunos registaram, em formulários especialmente preparados pela equipa, as aprendizagens realizadas no âmbito do tema do seu projecto. O espírito de grupo foi sendo consolidado entre alunos de cá e de lá enquanto trilhavam a cumeeira das Sete Cidades, enquanto observavam as fumarolas nas Furnas, enquanto partilhavam almoços ao ar-livre, enquanto molhavam as pernas na poça da Tia Silvina.
As visitas culturais preencheram o resto dos dias da estadia destes alunos, levando-os a observar locais de interesse histórico como o Palácio de Sant’Ana, o Museu Carlos Machado (núcleo de Arte Sacra e núcleo de Santo André), o Santuário da Esperança, o Museu Militar e a Gruta do Carvão. Em cada um destes locais houve o cuidado de preparar uma visita de estudo para que o objectivo didáctico desta visita fosse concretizado.
O Palácio da Fonte Bela foi também objecto de visita orientada, preparada por alguns dos alunos do programa Erasmus+ que, além disso, também prepararam para os seus colegas italianos uma tertúlia sobre os sistemas de ensino dos dois países.
A Equipa Erasmus+ não pdeixou de agradecer a todos os museus, centros de interpretação e outras instituições que os receberam e guiaram pela sua contribuição, enriquecendo esta visita de forma inquestionável.
A equipa Erasmus+ da ESAQ agradece também a todos os pais que acolheram os alunos italianos em suas casas, pela simpatia, generosidade e incansável disponibilidade. Sem a sua colaboração este projecto não teria sido possível.
Estes dias foram preenchidos por momentos de partilha de experiências inesquecíveis entre os alunos micaelenses e os seus colegas italianos, entre as famílias e os alunos e entre estes e os professores, constituindo um excelente retrato do que é possível realizar dentro de um projeto Erasmus+.
Foi uma semana especial para todos.
Em Março será tempo de os alunos da ESAQ voarem para Milão para a sua aventura em Itália.
Até breve.
Carla Cordeiro, Isabel Novais
e Nuno Fonseca, Equipa
ERASMUS+ da Escola
Secundaria Antero Quental