A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada anunciou que, aproximando-se cada vez mais dos interesses dos seus leitores, é agora parceira do Bookcrossing.
O Bookcrossing é um movimento mundial de incentivo à leitura e à criação de uma comunidade em torno da partilha de livros. OBbookcrossing é entendido como um clube de livros global que atravessa o tempo e o espaço. É um grupo de leitura que não conhece limites geográficos. Os seus membros libertam livros para que possam ser encontrados por outros. O objectivo consiste em transformar o mundo numa biblioteca.
Este processo é feito de forma totalmente gratuita e, como cada um dos livros tem um número de registo (BCID), quem os encontra, ao aceder a www.bookcrossing.com, poderá ver de onde ele veio, por onde andou, e deixar a sua opinião sobre o livro que leu.
A ideia é simples: aderir a uma comunidade de leitores livre e sem fronteiras, através do lema: “Encontre um livro livre, leia-o e liberte-o”.
Aliando-se a este movimento e assinalando o Dia Mundial das Bibliotecas – 1 de Julho - a BPARPD, a partir do dia 2 Julho, irá “libertar” livros em diversos locais públicos dos distintos concelhos da ilha de São Miguel, promovendo desta forma hábitos de leitura, aproximando o livro de públicos alargados e criando uma nova comunidade de leitores.
A Biblioteca Pública de Ponta Delgada revela ainda que a “viagem” inaugural dos primeiros livros libertados pela BPARPD terá lugar no jardim Antero de Quental, pelas 11h00, do dia 2 de Julho.
Para comentar os livros libertos pela BPARPD, aceda-se a www.bparpd.azores.gov.pt, na área de Destaques, onde se encontra o acesso ao bookcrossing – www.bookcrossing.com -, insirir o número de identificação do livro que (BCID), deixar comentário, e depois liberte-o!