“No final de 2020, a dívida pública dos Açores era de 2.405 milhões de euros. No final de 2022, era de 3.064 milhões de euros. Se os governos regionais do Partido Socialista tivessem gerido as finanças públicas da Região como este Governo está a geri-las, no final de 2020, a dívida pública dos Açores estaria bem acima dos 7 mil milhões de euros” disse Vasco Cordeiro que é também líder do Grupo Parlamentar do PS/A na Assembleia Legislativa.
O deputado do PSD/Açores António Vasco Viveiros afirmou ontem que o sistema de incentivos às empresas criado pelo Governo Regional (‘Construir 2030’) vai potenciar novas oportunidades de negócio para os empresários da ilha de São Miguel.
A MUSAMI – Operações Municipais do Ambiente EIM, SA entregou esta semana à APCSM – Associação de Paralisia Cerebral de São Miguel, um conjunto de equipamentos, de modo a contribuir para o incremento das condições dos serviços prestados por aquela associação aos seus utentes, crianças e adultos com paralisia cerebral.
A Secretaria Regional da Saúde e Desporto (SRSD) anunciou ontem que a tutela, tal como anunciado no passado mês de Julho, tem estado a analisar e autorizar os mapas relativos às valorizações da carreira de enfermagem enviados já pela maioria dos serviços integrados no Serviço Regional de Saúde, referentes aos anos de 2020 e de 2021 e, em algumas situações, de 2022.
A lista B sob o lema “Em Ordem” venceu as eleições de todos os órgãos a que se candidatou, nomeadamente, a Assembleia de Delegados pelo círculo dos Açores, e todos os órgãos regionais da Secção Regional dos Açores da Ordem dos Arquitectos (Mesa da Assembleia Regional, Conselho Directivo Regional e Conselho de Disciplina Regional).
A Divisão da PSP de Ponta Delgada deteve 17 homens no período entre 18 e 21 de Setembro, um dos quais de 23 anos no concelho de Ponta Delgada, pela presumível prática do crime de ofensas à integridade física qualificada.
O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu ontem em audiência três elementos do Conselho Diretivo da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE), que garantiu ter recolhido boas indicações das políticas do Executivo para com as freguesias açorianas.
O Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Luís Garcia, apelou ontem à responsabilidade colectiva e individual para “corrigir, alterar e mitigar” os efeitos das alterações climáticas que se fazem sentir pelos quatro cantos do mundo.
Desde 2016 napresidência do Conselho de Administração da única cooperativa agrícola da Povoação, na qual exerce funções directivas desde 1995, José Manuel Medeiros, 64 anos, admite sentir algum desânimo tendo em conta as dificuldades com o sector se debate actualmente. A crónica falta de mão-de-obra, o declínio da fileira do leite e as dificuldades relacionados com a distância física relativamente aos maiores centros da ilha, são alguns dos temas abordados neste entrevista.